Mensagem da Comissão Organizadora

Você está aqui:

No momento em que é preciso defender os princípios estabelecidos pela Política Nacional de Recursos Hídricos e a importância do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos – e seu aprimoramento – como base para uma Política de Estado onde a Gestão das Águas seja, de fato, uma prioridade e possua visibilidade institucional dentro das estratégias de governança, Aracaju se tornará a “Capital Nacional das Águas”, ao sediar o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (XXV SBRH), no período de 19 a 24 de novembro de 2023.

Com o tema Água e Sociedade: Resiliência, Inovação e Participação, o Simpósio abrangerá a área dos recursos hídricos nas mais diversas esferas, abordando desde planejamento e gestão, processos hidráulicos e hidrologia urbana, até proteção de mananciais e recuperação ambiental de bacias, além de trazer para o debate as inovações e a participação da sociedade.

Promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRhidro) a cada dois anos, e nesta edição, com o apoio do Governo de Sergipe e entidades parceiras, o SBRH, maior evento nacional na área de recursos hídricos e um dos maiores do planeta, oportuniza o diálogo entre ciência, tecnologia, setores produtivos e comunidade, reunindo os mais diversos segmentos, como autoridades, pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, profissionais liberais, empresários, fabricantes e comerciantes de equipamentos, usuários, gestores e tomadores de decisão. A expectativa é de que o Simpósio reúna mais de três mil pessoas.

Apesar de ser conhecido pelas belezas naturais, história e cultura, o estado de Sergipe apresenta problemas recorrentes relacionados à escassez hídrica, agravados pela elevada variação sazonal e plurianual de períodos chuvosos com as mudanças climáticas, fato que demanda avanços substantivos em termos da organização técnica e institucional para a gestão dos recursos hídricos, como também, inversões significativas voltadas à infraestrutura para armazenamento e transporte de águas, tendo em vista seus múltiplos usos.

Esse cenário pode servir de inspiração para discussões científicas a serem disseminadas entre os diversos atores, capacitando-os na busca de alternativas sustentáveis que possam auxiliar no desenvolvimento de políticas socioambientais e na gestão de recursos hídricos.

A cidade de Aracaju, localizada entre a foz do rio Sergipe e a do rio Vaza Barris, é alimentada permanentemente por uma brisa morna vinda do Oceano Atlântico, sendo uma das primeiras a ser planejada em todo o país. Suas ruas são projetadas de maneira geométrica e as atrações naturais, como parques, praias, rios e manguezais, são seus principais destaques. O Centro de Convenções AM Malls foi escolhido para sediar o evento por oferecer uma estrutura ampla e moderna, com excelente área de exposição e localização centralizada, próximo da rede hoteleira e de vários restaurantes. Sergipe estará de portas e braços abertos para receber os participantes do XXV SBRH na bela e pacata Aracaju. Sejam Bem Vindos!

Ailton Rocha
Presidente da Comissão Organizadora Local