Patrocinadores

Você está aqui:

Itaipu Binacional

Líder mundial na geração de energia limpa e renovável!

A Itaipu é uma Entidade Binacional criada e regida, em igualdade de direitos e obrigações, pelo Tratado assinado em 26 de abril de 1973, entre a República Federativa do Brasil e a República do Paraguai. A empresa busca atuar em consonância com os padrões internacionais, brasileiros e paraguaios em matéria de transparência, mediante deliberações consensuais que envolvem brasileiros e paraguaios.

A Itaipu tem políticas, diretrizes e objetivos que preveem a gestão transparente e o acesso à informação, destacando-se as seguintes inciativas: o Código de Ética da Itaipu e o respectivo Comitê de Ética Binacional; a norma de transparência; a aderência à Lei Sarbanes-Oxley (SOX); a implantação do Portal de Fornecedores; o Código de Conduta para Fornecedores para os fornecedores, a adoção de um Sistema Integrado de Gestão Empresarial  (Enterprise Resource Planning -ERP), da empresa SAP; a Ouvidoria; e o menu de Acesso à Informação, contendo informações como os documentos oficiais da entidade, informações sobre os Recursos Humanos, informações institucionais, Relatórios FinanceirosAnuais e de Sustentabilidade, diretrizes do Planejamento Estratégico e perguntas frequentes. Visite nosso site para conhecer mais.

Fonte: https://www.itaipu.gov.br/institucional/gestao-transparente

Desde sua criação, Itaipu Binacional segue princípios relacionados ao desenvolvimento sustentável, o que se reflete em suas ações e programas integrados de apoio ao bem-estar social, crescimento econômico e proteção ambiental, contribuindo para a prosperidade regional no Paraguai e no Brasil. As atividades de Itaipu na região foram reconhecidas como excelentes exemplos de “Boas Práticas” na implementação efetiva da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para saber mais, acesse https://www.itaipu.gov.br/responsabilidade-social/agenda-2030.

Para Itaipu, a água é essencial para gerar energia. Mas, muito além disso, também tem papel indispensável na manutenção da vida terrestre e na proteção da fauna e da flora da região. Conheça uma coletânea de 17 estudos de caso, abordando as ações da Itaipu que contribuem diretamente para as metas de cada um dos 17 ODS da Agenda 2030. Acesse: https://www.itaipu.gov.br/responsabilidade-social/agenda-2030.

Para Itaipu, água e energia são indispensáveis para o futuro do planeta. Por isso, a binacional e o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA) estabeleceram, entre 2018 e 2022, a parceria Soluções Sustentáveis em Água e Energia. Para conhecer melhor os resultados dessa iniciativa, diretamente ligada à Agenda 2030 da ONU e aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), acesse  https://www.itaipu.gov.br/responsabilidade-social/agenda-2030.

Dentre a promoção de boas práticas que contribuam com a implementação de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sobretudo os de número 6 (Água potável e saneamento) e 7 (Energia limpa e acessível), Itaipu trata com cuidado especial o monitoramento constante da água em seu reservatório, que serve não só para gerar energia, mas abastece a população e a atividade agropecuária da região.  Saiba mais em https://www.itaipu.gov.br/responsabilidade-social/agenda-2030.

A qualidade da água em Itaipu também reflete na vida de todo o ecossistema. Por isso, a binacional mantém programas de monitoramento constante de peixes e estudos de reprodução, incluindo a construção do Canal da Piracema, que permite que os peixes vençam o desnível da barragem e cheguem ao lago em seu ciclo reprodutivo. Conheça esse e outros estudos de caso, abordando ações da Itaipu que contribuem diretamente para as metas de cada um dos 17 ODS da Agenda 2030, aqui: https://www.itaipu.gov.br/responsabilidade-social/agenda-2030 .

O Relatório de Síntese dos 17 estudos de caso, abordando as ações da Itaipu que contribuem em cada um dos 17 ODS da Agenda 2030, está disponível também nos seguintes idiomas: português (https://www.itaipu.gov.br/sites/default/files/af_df/Relatorio_Sintese_ODS.pdf ), inglês (https://www.itaipu.gov.br/sites/default/files/af_df/Synthesis_Report_SDG.pdf ) e espanhol (https://www.itaipu.gov.br/sites/default/files/af_df/Informe_Sintesis_ODS.pdf ).