Edital para proposta de Mesas Redondas

Você está aqui:

Este documento apresenta chamada pública de propostas de Mesas Redondas para o Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos 2023.

As Mesas Redondas do Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH) agrupam temáticas específicas, sendo a comissão científica do evento responsável por coordenar a lista de mesas que acontecerão no SBRH. Entretanto, parte das sessões podem ser propostas e coordenadas pelos associados da ABRHidro e compõem o objeto deste edital.

As mesas redondas buscam explorar e debater visões distintas sobre um mesmo tema, permitindo aprofundar e discutir questões desafiadoras ou polêmicas, igualmente, tanto no âmbito científico quanto aplicado, incluindo aspectos de políticas públicas, priorização de investimentos, entre outras. Têm duração de 2 horas e podem contar com 3 ou 4 debatedores, além de um mediador para organizar as discussões e questionamentos.

As propostas de Mesas Redondas serão avaliadas pela comissão científica do evento utilizando os critérios:

  1. Relevância técnico-científica (30%)
  2. Atualidade do tema, abordagem proposta e incentivo a participação do jovem profissional/pesquisador (30%)
  3. Diversidade de instituições (governamentais, privadas, da sociedade civil, técnicas e científicas) e regiões/países dos proponentes e seu engajamento no tema, avaliado pelos respectivos currículos (20%)
  4. Incorporar a participação de representantes da Academia, da Sociedade, do setor produtivo. (20%)

O prazo para submissão das propostas é até o dia 28/02/2023.

As propostas deverão conter a sugestão de nomes dos participantes, com titulares que serão avaliados pela Comissão Científica do SBRH.

Após o período de convites aos debatedores, a comissão científica avaliará se a Mesa Redonda ainda é viável em função dos aceites.

Caso sejam propostas mesas com temas correlatos, a atividade pode ser combinada com outra de tema semelhante ou cancelada, a critério da Comissão Científica.

Os proponentes das Mesas Redondas aceitas serão responsáveis por:

  • coordenar a respectiva mesa redonda, incluindo o processo de definição da ordem de apresentações;
  • definir o mediador do evento, que incentivará perguntas e discussões; e
  • coordenar a escrita de síntese ao final da mesa redonda.

A síntese será encaminhada para a comissão científica do evento para construção de demandas técnicas e científicas e para compilar a posição da ABRHidro frente às demandas institucionais e de financiamento.

As propostas de Sessões Técnicas Especiais devem ser enviadas via sistema de submissões da ABRHidro pelo link: https://www.abrhidro.org.br/submissao

Informação dos Proponentes

A lista de proponentes deve preferencialmente ter diversidade de instituições e estados/países. Os proponentes devem ser engajados com o tema proposto.